2016-11-21
Texto: Carlos A Henriques
Imagem: Gonçalo Falé
Edição: Bruno Domingues
Tomando como verdadeira a afirmação de que a Televisão é o mais importante meio de comunicação da actualidade, o recurso a novas e sofisticadas técnicas para se comunicar bem e melhor é uma constante, mesmo que se tenha que recorrer a “truques” para que tal objectivo consiga ser alcançado.
O uso da técnica do teleponto é uma prática que vem de longe e, apesar de tudo, é cada vez menos dispensada, tanto na comunicação televisiva como nas apresentações públicas de produtos, de ideias e em todo o tipo de mensagens em que o “à vontade” conta como meio de convencimento.
Contrariamente ao que se possa pensar, em Televisão, a comunicação entre o interveniente no programa e o público é feita individualmente, ou seja, quando o apresentador se dirige ao auditório, deve fazê-lo no singular, dizendo Sr. Telespectador em vez de Srs. Telespectadores o que implica, no caso de presença ao “vivo”, olhar nos olhos da pessoa com quem se pretende comunicar.
Não faz muito sentido, numa conversa entre amigos, o elemento emissor incidir o seu olhar em todas as direcções e só eventualmente na do seu interlocutor.
Mas, como é que o apresentador lê o texto sem ter que retirar o olhar da câmara?
Defronte da objectiva da câmara que está a fazer a captação do apresentador é montado um “caixote”, constituído por duas secções distintas, a saber:
Dada a inclinação do vidro, a observação feita do ponto de vista da câmara (objectiva) apenas regista a presença do apresentador, enquanto que, do ponto de vista deste, o vidro transforma-se num espelho e, como tal, reflecte as letras do texto que o monitor de vídeo reproduz, mas na posição direita e não invertida.
Basta agora ao apresentador ler o texto, estando o seu olhar sempre orientado para o centro da objectiva, caso se mantenha numa posição estática.
Entre as várias marcas existentes a CueScript há anos que marca presença no mercado, acompanhando sempre as evoluções que os tempos modernos obrigam.
Durante a edição da IBC 2016 quisemos saber que novos produtos e soluções que a marca oferece a quem pretende dispor de um bom meio de comunicação, pelo que obtivemos da parte de Charlotte Latham (Sales and Operations| CueScript).
> MAIS NOTÍCIAS | Partilhar Enviar a um amigo |
---|