Texto: Carlos A Henriques
2015-01-16
O Cinema, assim como a Televisão, recorre sistematicamente a truques mais ou menos elaborados na concretização dos seus projectos, cujo único objectivo é o de por um lado proporcionar ao espectador a magia das imagens com as quais se pretende contar uma bela e aliciante história, e, por outro, proporcionar à Produção uma considerável poupança em cenários, deslocações, duplos e até em actores e figurantes.
A série americana “Game of Thrones” é um exemplo bem presente na situação anteriormente enunciada, pois, para além dos cuidados especiais postos nos guiões, há um respeito total pelos cenários reais e os “casamentos” com os cenários virtuais, assim como na composição dentro da mesma imagem a existência parcial de várias origens reais e virtuais, para além do guarda-roupa, iluminação, adereços de actor e de cena, caracterização e demais elementos, constituindo um todo cuja desmontagem, mesmo por profissionais do meio, levanta constantemente dúvidas sobre o modo como foi feito.
Por detrás deste sucesso, já com quatro séries emitidas e a quinta e sexta na fase de pré-produção, há várias entidades envolvidas, contudo, na nossa análise de hoje, queremos dar destaque à empresa alemã Mackevision dado ser a responsável pelos soberbos efeitos visuais, tendo a quarta série ganho um Emmy, em Agosto de 2014, na 66ª edição deste prémio, precisamente na categoria de “Outstanding Special and Visual Effects”.
A Mackevision, com escritórios e agências em Stuttgart (sede), Munich, Hamburg, Detroit, Los Angeles, Shanghai, Italy, France, Tokyo e Seoul, está no mercado desde 1994 no campo das soluções de visualização baseadas em tecnologia computorizada (CGI), emprega mais do que 300 profissionais, sendo estes peritos na arte e na técnica da visualização (2D e 3D), animação e efeitos visuais para Cinema, Televisão e tecnologias inter-activas.