Um Novo Conceito de Computação Pessoal
11/02/2024
Texto: Carlos A Henriques
A Apple acaba de lançar nos EUA (02/02/2024) o seu primeiro computador espacial vestível, o Vision Pro, fazendo este a combinação perfeita de conteúdos digitais no campo da Realidade Aumentada (RA) e da Realidade Virtual (RV) com o mundo físico real, sendo a sua capacidade de armazenamento de 256GBytes.
Anunciado pela Apple, entre várias novidades, em 2023, durante a ocorrência da Worldwide Developers Conference (WWDC), já está disponível, pelo que, face à sua importância pela revolução introduzida no meio, iremos desvendar ligeiramente alguns dos segredos que o mesmo encerra.
Imagine transformar a sua sala de estar numa sala de cinema situada na Serra da Estrela, na qual vai ter a sensação um ecrã de 30 metros diante dos seus olhos, enquanto o som do vento suave e o farfalhar das árvores chegam aos seus ouvidos. Imagine, também, poder reviver memórias de festas de aniversário e férias do passado, como se estivesse, de facto, lá, com fotos e vídeos fiéis à realidade que enganam os sentidos. Escolha desligar o mundo para uma sessão de meditação, com visualizações 3D vibrantes as quais preenchem o seu espaço e o envolvem, esteja você em casa, na cama ou no jardim a tomar ar.
O Mundo Maravilhoso do Vision Pro da Apple
Mas, como é que tudo isto é possível?
Em primeiro lugar com recurso a uma tecnologia desenvolvida pela Apple e seus parceiros, cuja constituição se reproduz na imagem junta.
Acessórios Constitutivos do Vision Pro (Cortesia: Dan Winters)
O Vision Pro capta os seus comandos a partir do movimento dos olhos do usuário, do movimento das mãos, assim como da voz, tudo isto graças às 12 câmaras vídeo, a 5 sensores e a 6 processadores embutidos no dispositivo.
Os usuários podem navegar pelas aplicações olhando simplesmente para as mesmas, tocando com os dedos para seleccionar, movimentando o pulso para rolar ou fazer recurso aos comandos de voz.
Navegação Através de Aplicações (Cortesia: Apple)
Graças à tecnologia micro-OLED é possível a concentração de 23 milhões de píxeis em 2 ecrãs, valor superior à resolução DCI 4K (4.096x2.160= 8.847.360 píxeis), sendo cada um do tamanho de um selo postal. Lentes catadióptricas (reflex) personalizadas proporcionam nitidez e clareza. Uma única peça de vidro curvo, tridimensionalmente moldada e laminada, cria uma superfície óptica para visualização que também funciona como objectiva para a tecnologia empregue na câmara e respectivo sensor para conversão da luz.
O Usufruir de um Novo Mundo (Cortesia: Apple)
Tudo isso se encaixa perfeitamente em uma estrutura de liga de alumínio que se curva suavemente em torno do rosto do usuário e é confortavelmente presa por uma faixa de cabeça flexível, tridimensionalmente tecida como uma peça única, para proporcionar amortecimento, respirabilidade e elasticidade.
Bom, e quanto custa esta maravilha tecnológica?
Para já ronda os 3.499U$D (3.244€), prevendo-se para breve a sua chegada à Europa.
Dada a importância deste novo salto tecnológico da Apple iremos voltar ao assunto brevemente.
Apple Vision Pro (Cortesia: Apple)
> MAIS NOTÍCIAS | Partilhar Enviar a um amigo |
---|