22/01/2024
Texto: Carlos A Henriques
Raros são os dias em que o tema Inteligência Artificial não seja prato forte em todos os Órgãos de Comunicação Social, o que denota, finalmente, o despertar destes para uma realidade cada vez mais presente no desenvolvimento de um futuro mais promissor para todos nós.
Mas, o que vem a ser, de facto, a Inteligência Artificial?
Em termos genéricos, a Inteligência Artificial (IA) não é mais do que o campo da ciência da computação que tem como objectivo o desenvolvimento de sistemas e programas informáticos com a capacidade de realizar tarefas que normalmente requerem a intervenção humana. A IA busca replicar a capacidade de raciocínio, aprendizagem, percepção e tomada de decisões que são características dos seres humanos, graças à inteligência própria.
Por detrás da Inteligência Artificial a ideia central é a criação de máquinas com capacidade de processamento de informações, reconhecimento de padrões, aprendizagem baseada em experiências “vividas” e tomar decisões lógicas e autónomas. Estes sistemas são projectados para, de um certo modo, imitar a inteligência humana nas suas diversas formas, como o Processamento de Linguagem Natural (PLN), a visão computacional, o reconhecimento de voz e a resolução de problemas deveras complexos.
A Entrada da Inteligência Artificial no Universo Humano
Face a tão importante desenvolvimento vamos dedicar-lhe uma especial atenção durante os próximos tempos com a edição de um número substancial de artigos que aqui irá encontrar, sendo o nosso objectivo final o “desvendar” de técnicas e filosofias que vão trazer ao Cinema, Televisão, Multimédia e Plataformas um novo modo de vida.
A IA abrange uma ampla gama de técnicas e abordagens, incluindo algoritmos de aprendizagem automática, redes neuronais artificiais, lógica simbólica, algoritmos genéticos e sistemas de peritagem. Essas técnicas permitem que as máquinas aprendam e se adaptem a partir de dados fornecidos, melhorem o seu desempenho ao longo do tempo e tomem decisões com base nas informações disponíveis.
Embora a IA se tenha tornado mais proeminente nas duas últimas décadas, as suas raízes remontam aos anos de 1940/50, quando os investigadores começaram a explorar a possibilidade de criar máquinas inteligentes. Desde então, avanços significativos foram feitos na área, impulsionados pelo aumento da capacidade computacional, pelos grandes volumes de dados disponíveis, a chamada Big Data, e pelos avanços dentro da teoria e algoritmos da IA.
A IA tem aplicação numa ampla variedade de sectores e campos, desde assistentes virtuais em smartphones assim como em veículos autónomos, diagnósticos médico, análise de dados, jogos, robótica e muito mais. O seu potencial impacto na sociedade é enorme, tanto em termos de benefícios quanto de desafios éticos, religiosos, sociais e económicos, só comparável, achamos nós, à descoberta da electricidade e à invenção da roda.
A Inteligência Artificial tem tido um impacto significativo nos meios audiovisuais, com um grande destaque no Cinema, Televisão, Multimédia, Plataformas e outros. A sua aplicação nessas áreas tem levado a avanços tecnológicos e mudanças na forma como as produções audiovisuais são criadas, distribuídas e consumidas.
Passemos, de um modo ligeiro, à avaliação de cada meio.
Cinema
1. Efeitos Visuais Avançados
A IA tem sido usada para aprimorar os efeitos visuais em várias produções cinematográficas, podendo-se recorrer à mesma para criar personagens e ambientes digitais realistas, permitindo a combinação perfeita de elementos reais e virtuais;
2. Análise e Escrita de Guiões
Algoritmos de IA podem ser utilizados para analisar e até mesmo escreverem guiões e prever o desempenho potencial de um filme a nível de bilheteiras. Tal ajudará os produtores a tomarem decisões mais sólidas sobre os investimentos cinematográficos a realizar;
3. Recomendação de Conteúdo
Plataformas de streaming utilizam algoritmos de IA para recomendar filmes aos usuários com base nos seus gostos e preferências, aumentando a personalização da experiência de visualização.
A IA no Cinema
Televisão
A IA na Televisão e Multimédia
Multimédia
Detecção automática de cenas, correcção de cores e até mesmo geração automática de pistas sonoras.
Estes são apenas alguns exemplos do impacto da IA no meio audiovisual e nos negócios envolvidos. À medida que a tecnologia continua a evoluir, podemos esperar mais avanços e inovações que irão transformar tanto a indústria cinematográfica como a televisiva a multimédia e as plataformas, assim como o mundo em que a mesma está contida.
> MAIS NOTÍCIAS | Partilhar Enviar a um amigo |
---|