2019-09-20
Texto: Carlos A Henriques
No último dia da IBC 2019 a corrida aos stands ainda não visitados foi tremenda, até porque havia que descobrir os que as marcas tinham de novo para nos presentear, assim como a recolha de imagens e declarações que nos permitissem a elaboração das nossas crónicas diárias futuras, as quais vão alargar-se para além do fecho de portas.
Hoje vamos dar um salto até ao stand da Panasonic deixando para mais tarde outros espaços interessantes nos quais recolhemos informação e partilhámos conhecimentos.
PANASONIC
Na celebração dos 101 anos de existência a Panasonic fez questão de apresentar no campos das câmaras electrónicas digitais dois novos modelos, respectivamente, a AJ-CX4000GJ e a AW-UE4, assim como uma série de comandos remotos que permitem a operação robotizada, a qual está cada vez mais a ser procurada pelos broadcasters, em especial com o arranque a sério da filosofia IP(Internet Protocol).
Em colaboração com os parceiros Zero Density, Brainstorm e SimplyLive a Panasonic deu mais um passo no campo da Realidade Virtual(Virtual Reality-VR), Realidade Aumentada (AugmentedReality-AR), assim como na reprodução Slow Motion, o que veio conferir aos estúdios virtuais uma maior versatilidade e eficácia, assim como aos sistemas de produção All-In-One vocacionados para estações de pequeno e médio porte.
Stand Panasonic
Câmara AJ-CX4000GJ
A Ultra Alta Definição 1/2, também apelidadas por 4K e 8K, entraram, definitivamente, no mercado profissional, indo as propostas de todas as empresas fabricantes de câmaras a orientarem a sua lista de equipamentos neste sentido.
Esta nova câmara concebida para trabalhar ao ombro está equipada com um sensor de grandes dimensões de 11MPíxeis, o que lhe confere uma resolução horizontal de 2.000 linhas, assim como apresenta a característica HDR(High Dynamic Range) compatível com a norma BT.2100 e BT.2020.
AJ-CX4000GJ (Cortesia: Panasonic)
Para o registo em UHD-1/”4K”,recorre ao CODEC HEVC(High Efficiency Video Coding), contudo para registos de longa duração com um bit depth de 10 bits pode recorrer-se ao cartão Panasonic “express P2” ou, alternativamente para curtas intervenções aos cartões “micro P2”, assim como aos cartões de memória SDXC. Há, ainda, a possibilidade de o registo ser feito com o CODEC AVC-Ultra (HD) em cartões de memória convencionais da Série P2HD.
Para o registo UHD a 60 ou 50 fps, com um bit depth de 10 bit a 4:2:2 e saída 12G-SDI é só uma questão opcional.
De acordo com informação recolhida junto dos responsáveis, esta câmara irá estar disponível a partir de Dezembro 2019.
Câmara PTZ
A nova gama de câmaras PTZ (Pan, Tilte Zoom), com o grande destaque para a compacta AW-UE4 com resolução UHD 1 e um ângulo de captação de 111°, graças às novas objectivas ultra-wide, apresenta saídas com três interfaces, nomeadamente: HDMI, LAN e USB, é a ideal para estúdios de produção de pequeno e grande porte, em especial para os que se dedicam ao desporto.
Concebida para a transmissão vídeo, câmara controlo e alimentação com recurso a um único cabo, esta câmara suporta alimentação tipo “Power over Ethernet” e pode ser usada como câmara USB alimentada a partir de um computador.
Câmara UHD-1/4K-AW-UE4
Dentro desta filosofia foi também apresentada a câmara AW-UE150 a qual representa a primeira câmara PTZ compatível com aplicações de um Estúdio Virtual e Realidade Aumentada, graças à adopção do protocolo FreeD.
É, também, a primeira câmara PTZ com a resolução UHD-1 a 50/60fp se um ângulo de abarcamento de 75,1°.
Estúdio Virtual Com Câmaras PTZ
A estreita colaboração estabelecida entre a Panasonic e a Brainstorm, empresa líder de mercado no campo do grafismo 3D, Realidade Aumentada e Estúdios Virtuais, permitiu um casamento perfeito entre o software, o InfinitySet, desenvolvido na segunda e o sistema PTZF(Pan, Tilt,Zoome Focus) aplicado às câmaras AW-UE150 da primeira.
Estúdio Virtual equipado com câmaras PTZ-4K
Graças à colaboração com terceiros a aplicação do sistema de robotização Tecnopoint Tuning veio permitir o uso perfeito das câmaras PTZ em estúdios virtuais com movimentos ao nível dos exigidos em estúdios broadcast.
Tecnopoint Tuning
Do mesmo modo, o trabalho levado a efeito entre a Panasonic e a Polecam resultou no sistema Panapod o qual confere a capacidade de instalação até 5 câmaras, permitindo a sua elevação de 1.5m a 3.0m sem interferência com os Artistas, Apresentadores ou com a sequência a ser captada.
> MAIS NOTÍCIAS | Partilhar Enviar a um amigo |
---|