2019-09-17
Texto: Carlos A Henriques
O dia de hoje foi dedicado em parte à presença de portugueses neste importante evento tanto na vertente de speakers como na de expositores.
Logo pela manhã, após uma excelente sessão no Big Screen sobre a história do Toy Story e da sua produtora Pixar, tivemos a oportunidade de ouvir falar sobre Partículas de Som (Sound Particles), um software para pós-produção áudio usado, fundamentalmente, em Cinema, mas também em Televisão e Jogos de Vídeo, com uma brilhante apresentação de Nuno Fonseca, o CEO da empresa portuguesa com o mesmo nome e sediada em Leiria, tendo este sido coadjuvado pelo Sound Designer Tormod Ringnes.
Tormod Ringnes (Sound Designer) e Nuno Fonseca (Sound Particles)
De acordo com Nuno Fonseca o software que dá corpo ao Sound Particles não é mais do que um novo modo de se fazer pós-produção no campo do áudio, comparável, em termos de imagem, ao 3D, o qual tem a capacidade de gerar milhares, ou mesmo milhões, de sons num mundo de áudio virtual 3D.
Assistimos a algumas demonstrações e o resultado é, de facto, fabuloso, ainda por cima com a Dolby a dar o seu melhor ao disponibilizar o seu sistema Dolby Atmosna reprodução, o que nos leva a afirmar ter sido esta a experiência mais espectacular a que assistimos neste casamento perfeito entre imagem e som..
WTVISION
Integrada no grupo Mediapro, a WTVISION é uma empresa portuguesa com um elevado know how na criação de soluções integradas no domínio do broadcasting graças ao software desenvolvido no campo do design gráfico e branding, transmissões em directo, em especial as viradas para o desporto, cujo reconhecimento mundial é feito em mais do que sessenta países.
O destaque dos softwares disponibilizados vai para o ChannelMaker (Automação para Playout), Media Tools (Ingester & Trimmer), Media Manager (MAM) e ChannelMaker-In-The-Cloud, sendo as soluções apresentadas, para além do desporto, a cobertura de eleições, Régies de Controlo de Produção, Master Control Room e Broadcast Design.
MOG Technologies
Longe vai o tempo (2007) em que oMXF(Material eXange Format) conferia à MOG o estatuto da empresa com maior know how em termos mundiais.
Depois veio o Ingest Central(2010), a que se seguiu os Servidores ITde Alta-Densidade (2014), Análise e Gestão de Produção(2016), Operações de Média Virtual(2018) e agora Aplicações Profissionais Media Deck(mDeck).
mDeck
Este ano, como sempre desde a sua fundação, a MOG Technologies marca presença na IBC, aliás como em todos os eventos de expressão mundial, com a panóplia de ofertas aos seus actuais e futuros clientes, na certeza de uma prestação de serviço por todos desejada.
VOICE INTERACTION
O fornecimento de soluções baseadas no processamento de voz e a sua transformação em linguagem escrita é o core business desta empresa sempre a inovar e a invadir os ecrãs de todo o mundo.
Para dar corpo à sua actividade constituiu uma equipa com uma vasta experiência no processamento computacional da voz, assim como saberes na área da linguística, electrotecnia e engenharia dos computadores.
Entre as várias propostas que apresenta há a destacar a Closed Captioning, a Monição de Média, a Transcrição Automática, a Análise de Discurso em Call Centers, Sistemas de Ditado e Quiosques Interactivos.
> MAIS NOTÍCIAS | ![]() ![]() |
---|