2015-09-10
Texto: Carlos A Henriques
Imagem/Edição: Bruno Domingues
Arrancou hoje, dia 10 de setembro, a edição 2013 da IBC, ao longo do qual várias foram as Conferências apresentadas, tanto as de Conteúdos como as de Imprensa.
Devido à impossibilidade de estarmos em todas as Conferências, optámos por aquelas que achámos, segundo o nosso ponto de vista, as mais interessantes.
A primeira a que assistimos tinha o título:
“The Future Is Now: Broadcasting In An Age of Challenge”
Os cinco intervenientes desenvolveram o tema convergindo nos aspectos mais relevantes do estado atual, condutor no futuro próximo a profundas alterações, como foi o caso do aparecimento dos novos media, em especial os “Social Media”, assim como a explosão dos canais de Televisão em todo o mundo graças à Internet, os quais irão aumentar significativamente em número nos próximos tempos.
Na Conferência “Cloud Processing: Applications That Make Sense”, entre os vários aspectos que a Cloud nos vai trazendo, há um que nos deixou deveras satisfeitos, face a um exemplo de uma empresa inglesa que já está a pôr em prática o conceito de recorrer à nuvem para trabalhos de pós-produção que exigem equipamento de preço muito elevado.
Através de um software adequado faz-se o acesso a equipamentos instalados algures no mundo, tornando-se o teclado do equipamento de pós-produção o comando remoto desse mesmo equipamento. Verifica-se, deste modo, a não necessidade da compra de complexos e caros equipamentos, os quais, em alguns casos, não são usados de um modo exaustivo que justifique o investimento a ser feito.
Fomos a outras Conferências sobre as quais desenvolveremos mais tarde os conceitos apresentados, tal como iremos fazer com hoje referidas, face ao critério por nós optado de fazermos nesta fase relatos de âmbito geral.
Marcámos presença em duas Conferências de Imprensa, a da Grass Valley e a da EVS, havendo a destacar na primeira o facto de a mesma apostar em força nos temas deste ano da IBC, ou seja, o 4K, que vai estar aí em força, e a Internet Protocol (IP) para a qual a Grass Valley já tem boas soluções para lhe fazer frente.
Quanto à EVS o destaque vai para o seu novo sistema “IP 4 Live”, a partir do qual torna-se possível as transmissões “Live” sem ter que se recorrer à compra de todo o aparato tecnológico que normalmente se usa numa transmissão em direto.
Foi com alguma surpresa que tivemos conhecimento que o nome Quantel vai desaparecer do mercado, aparecendo em seu lugar a designação:
“Snell Advance Media”
Tempos de mudança!
> MAIS NOTÍCIAS | ![]() ![]() |
---|