Texto: Carlos A Henriques
Nota Prévia
A tendência actual para resoluções de imagem superiores ao já tradicional HD leva empresas presentes no mercado no campo do tratamento da imagem a optarem, também, pelo desenvolvimento de câmaras, só que agora com o 4K como ponto de partida.
A edição 2014 da IBC , dominada com a febre do 4K, foi uma caixinha de surpresas, com a AJA a fazer parte daqueles que acham que a UHD (Ultra High Definition) é um conceito de alta resolução quem vai avançar, rapidamente, rumo às emissões regulares, na Europa, dentro de dois anos.
A Posição da AJA
A AJA Video Systems já nos tinha habituado, ao longo dos seus 21 anos de existência, a surpreendentes progressos nos segmentos em que se envolvia, tal como a gama de gravadores Ki Pro, contudo, o anúncio e apresentação na NABSHOW 2014 de uma câmara, com o nome de baptismo CION, que se posiciona na gama média/alta, a qual nos deixou um pouco surpreendidos, mas, ao mesmo tempo expectantes sobre o que é que a mesma nos reservava.
Passados cinco meses vem a confirmação durante a IBC que de facto a CION está aí para competir com as da concorrência dentro do segmento para que foi concebida.
Quanto ao preço? Bom, o melhor é fazermos a divulgação só no final, para que a sua avaliação seja menos condicionada e a possível surpresa a merecer este compasso de espera.
CION, o Novo Nome de Câmara
Sendo a primeira câmara desenvolvida pelos técnicos da AJA, houve da parte dos mesmos um carinho especial para este novo membro da família, a qual pretende associar à sua ergonomia, qualidade técnica e facilidades operacionais, o que de melhor se pode apresentar ao momento na área da captação,
Segundo os técnicos envolvidos no seu desenvolvimento, a CION não é mais do que a união entre um grande design associado a uma funcionalidade suprema, ou seja, no entendimento dos mesmos, a Ciência da Beleza.
Características Técnicas
A CION é uma câmara digital desenvolvida para o segmento de produção profissional com capacidade de captar imagens com a característica 4K (4.096x2.160), UltraHD (3.840x2.160), 2K (2.048x1.080) ou, alternativamente, HD (1.920x1.080) efectuando o registo em SSD’s da AJA, permitindo a gravação 4K/UHD e 2K/HD como Apple ProRes no qual se inclui 12 bits a 4:4:4:4, ProRes 4:2:2 (HQ), ProRes 4:2:2, ProRes 4:2:2 (LT) e ProRes (Proxy).
Pode recorrer, também, a um gravador externo com a resolução máxima AJA RAW até 4K, com um frame rate a 50, 60 ou 120fps de acordo com o tipo de aplicação e zona do Globo.
A qualidade intrínseca desta câmara reside no facto de recorrer a um sensor C-MOS, super 35mm (22.5mm x 11.9mm) com a resolução 4K real, ou seja, 4.096x2.160 pixéis, com um obturador total (global shutter) e uma gama dinâmica de 12 f-stops, aceitando objectivas de uso comum do tipo PL (Positive Lock) e ajuste manual do back-focus, o que permite um casamento mais adequado entre a objectiva escolhida e o sensor presente na câmara.
A câmara disponibiliza a configuração dos seus menus de um modo remoto, ou seja, através do interface Web os mesmos ficam acessíveis a qualquer browser através de uma ligação LAN (Local Area Network).
No que respeita ao áudio apresenta duas entradas balanceadas XLR para áudio analógico, permitindo a selecção independente para linha, microfone e alimentação fantasma (Phanton).
Monição
Sendo a CION uma câmara concebida para trabalhos no terreno, diga-se, em reportagem ENG ou trabalhos de produção com recurso a vídeo móvel ligeiro (EFP), ou para operação em estúdio, houve da parte dos seus mentores o cuidado de tornar fácil a monição do material a registar ou registado, razão pela qual é disponibilizado um viewfinder LCD, assim como saídas HD-SDI e HDMI a serem aplicadas aos monitores externos achados convenientes.
A monição 4K e UHD (Ultra High Definition) é possível, através de configuração, recorrendo-se às saídas principais 4x3G-SDI, ou, alternativamente, à saída HDMI.
O chamado monitor confidence, presente numa das faces da câmara, permite observar tanto os dados do menu assim como disponibilizar, em tempo real, as imagens a captar.
No que respeita ao áudio, são disponibilizados medidores de VU (Volume Units) baseados em LED’s, os quais, dada a sua colocação no corpo da câmara permite um controlo preciso do sinal a captar/registar, disponibilizando-se, para o efeito, botões de ajuste separados, um por cada canal. Há também uma saída para monição através de auscultadores associada a um controlo de nível independente.
Conclusão
Com esta primeira câmara a lutar na frente do pelotão por um lugar ao sol no ranking das câmaras 4K, a AJA ficará definitivamente ligada à história do desenvolvimento de novas soluções televisivas e cinematográficas com definição superior à Alta Definição.
Estamos certos que a médio prazo, digamos, dentro de 10 anos, ao falar-se nas resoluções que então o Cinema e a Televisão estarão a usar, a sigla HD será, no mínimo, motivo de chacota.
Pode registar o valor desta câmara: 8.995€, cujas entregas estão previstas para finais de Dezembro de 2014.
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