A Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) é uma organização que congrega profissionais da Rádio e da Televisão brasileira, cuja acção se faz sentir, constantemente, na vida do audiovisual do país, ao ponto de ter participado nos testes e definição da norma TDT aprovada a nível nacional.
Por ocasião da NABSHOW, em Las Vegas, é o motor da participação brasileira tratando toda a logística dos associados que pretendem estar presentes, desde a viagem, à marcação de hotel, entradas no evento, assim como à realização do SET e Trinta, ou seja, durante o período da exposição, entre as sete e trinta da manhã e as nove horas são debatidos numa sala preparada para o efeito os mais variados temas de interesse de âmbito geral, ou mesmo, específico sobre uma determinada área.
A anteceder as conferências procede-se à tomada do pequeno almoço, oportunidade de se pôr em dia as conversas sobre o ocorrido ou as perspectivas do que mais interessante se vai passar.
Em Agosto, na cidade de S. Paulo, no Brasil, promove, todos os anos uma espécie de NABSHOW à dimensão nacional, a feira tecnológica Broadcast&Cable, assim como o seu Congresso, no qual se debatem temas de elevada importância para os profissionais envolvidos.
Criado em 1988, o congresso tem como objectivo agregar valor ao sector em termos de difusão de conhecimento sobre a tecnologia de Televisão para os profissionais da área de comunicação. O enfoque ultrapassa a evolução tecnológica com abordagens que mostram as experiências do dia-a-dia vividas pelos conferencistas. Este ano o evento tem estado a decorrer no Centro de Exposições Imigrantes, entre os dias 20 e 23 de Agosto, estando programadas 45 sessões e 180 comunicações.
Face à importância do evento, vamos fazer alguns relatos por nós considerados de maior importância, tendo em atenção a realidade portuguesa e a aplicabilidade dos mesmos nos nossos sistemas de exploração e emissão radiofónica e televisiva.
Prémio SET
Além dos painéis e feira tecnológica, a presente edição contempla, também, a atribuição do Prémio SET, este ano na sua 3ª edição, sendo abrangidas dez categorias, mais uma do que nas edições anteriores.
O Prémio é o reconhecimento dos profissionais que se empenham para desenvolver um produto, um artigo ou uma palestra. O Prémio é uma iniciativa de incentivo, pois a SET acredita na importância de promover as soluções tecnológica.
Mais uma vez a noite foi de consagração para todos, em especial para os premiados, tendo os Prémios deste ano sido atribuídos a:
Melhor solução em transmissão e/ou recepção ISDB-TB para Harris;
Melhor solução de interactividade desenvolvida para a televisão digital terrestre baseada em middleware Ginga para EBC;
Melhor solução de mobilidade em televisão digital para Building 4 Media;
Melhor solução em gestão de conteúdo (MAM) e/ou workflow para Avid Latin América
Melhor solução em produção para desporto para Grass Valley Brasil;
Melhor solução em integração de novos média para a Rede Globo;
Melhor projecto de inovação tecnológica paraTV SBT Canal 4, S. Paulo;
Melhor artigo publicado na Revista da SET para Marcos Lucena;
Melhor apresentação/publicação do ciclo académico científico de 2011 para Luiz Fausto, Edilberto Strauss e Flávio Mello ;
Melhor sessão apresentada no SET Congresso 2011 para Carlos Nazareth.
Feira tecnológica
A 21º edição está a ser a maior de todos os anos, ocupando a totalidade do espaço reservado à exposição. Em 2011 a área da feira foi de 12 mil metros quadrados, tendo este ano sido ligeiramente aumentada para 15 mil metros quadrados. Além do espaço físico, cresceu também o número de empresas representadas, passando de 180 para 191.
Tal como aconteceu com o congresso, a feira Broadcast&Cable já se consagrou no sector, tanto a nível nacional como internacional. Entre os países expositores estão representados o Canadá, EUA, Alemanha, Itália, França, Portugal, Espanha, Suécia e México.
O responsável pela organização da feira, José Carlos Mascarenhas, está radiante com o desenrolar da exposição, dado os visitantes terem tido a oportunidade de assistirem a alguns lançamentos de equipamentos e soluções.
Entre os destaques da Broadcast&Cable deste ano estão as soluções desenvolvidas para produção em HDTV, cinema digital e 4K. Estas soluções estão em evidência no mundo inteiro. Além dos fabricantes de câmaras, as empresas de software para edição e efeitos visuais mostram na feira as novidades para o universo da alta definição. Para os interessados em produção 3D, figuram nos stands de equipamentos para a estereoscopia 3D. No sector da automação de emissoras a diversidade de soluções é grande. São mais de dez fabricantes demonstrando como é possível controlar diversas rotinas. Para a TV digital as soluções estão no campo de codificação e transmissão do novo sistema. As empresas apresentam produtos em conformidade com a norma ISDBT-b para transmissão de imagens em alta resolução.
2012-08-22
> MAIS NOTÍCIAS | ![]() ![]() |
---|