Arte na criação de imagens
Os objectos, enquanto tal, só são perceptíveis à visão humana quando estão, em condições normais, imersos em luz ou luzes com origem em fontes naturais como, p.ex., o Sol, ou, em alternativa, fontes artificiais tal como acontece com as lâmpadas, ou seja, as zonas dos objectos banhadas pela luz apresenta uma característica de reflexão luminosa, sendo esta mais ou menos efectiva função do material com que é constituída.
Verifica-se, assim, que na generalidade dos objectos estes não fazem mais do que reflectirem a luz que sobre os mesmos incide, entrando aqui a mão do Director de Fotografia, tanto em Cinema como Televisão, cujo saber e experiência conduz a uma harmoniosa iluminação, a qual, função do tipo de câmara de captação utilizada, permite obter imagens tecnicamente perfeitas e em termos plásticos de elevada beleza.
A História do Audiovisual regista toda uma evolução técnica no campo das luminárias, sendo as mais recentes, digamos, de há 30 anos aos dias de hoje, dominada pela chamada “Luz Fria”, ou seja, iluminação baseada em projectores que recorrem a lâmpadas fluorescentes alimentadas por corrente alternada com elevada frequência, acima dos 30KHz, evitando-se, deste modo, a cintilação (“flicker”) associada às lâmpadas de tungsténio, e outras, até então utilizada.
Contudo, nos dias mais chegados, o recurso aos LED’s (“Light Emitting Diode”) em todo o tipo de aplicações como, semáforos, lanternas e faróis eis que chegou a vez da Televisão e Cinema recorrem à sua prestação.
A empresa LITEPANELS, vencedora de um “Emmy Technical Achievement & NAB Inovation Awards”, lançou mãos à Obra e desenvolveu toda uma gama de produtos dentro desta filosofia de projectores, a qual pretende cobrir qualquer tipo de necessidades que uma boa iluminação exige.
Já imaginou um projector que não dissipa calor, é portátil, auto-contido e livre de cablagem, com saída “dimmável” desde a temperatura de cor a 5.6000 aos 3.2000, sem que se verifique qualquer alteração na qualidade cromática?
E tudo isto através da acção de um simples botão.
Já agora, faz ideia qual é o tempo de vida das “lâmpadas” utilizadas?
Chegam a alcançar as 50.000 horas, tanto a trabalhar em ambientes de estúdio como no exterior, colocando-se, agora, a questão de que tipo de energia usa, podendo esta ser AC (“Alternate Current”), baterias ou a partir da bateria instalada na câmara, isto no caso de “camcorders”!!!!
A “Litepanels” disponibiliza toda uma panóplia de soluções às múltiplas necessidades do dia-a-dia, as quais irão ser parte integrante nos próximos artigos sobre este tema.
www.avitel.pt
www.ibertelco.pt
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