Setembro é o mês em que as novidades tecnológicas chegam à Europa.
Este ano repete-se o ritual, ou seja, a 10 de Setembro no complexo de exposições de Amesterdão, conhecida por RAI (equivalente à nossa FIL) dá-se, às 08H00 da manhã, o arranque para mais uma edição.
Este primeiro dia foi só de Conferências, que se prolonga até dia 13, sendo a exposição de equipamentos de 11 a 14.
Tal como era esperado, o 3D domina em todas as frentes, desde o Cinema e a Televisão até algo não muito falado que são as teleconferências, pois com esta nova tecnologia a comunicação passa a fazer-se olhos-nos-olhos, ou seja, numa reunião à distância não se dá muito pela ausência de quem se encontra fora da sala onde a dita "tem" lugar.
Um surpreendente sistema que recorre a três câmaras, permite, na transmissão de um jogo de futebol, abarcar todo o estádio, dando ao telespectador a ideia global do que se está a passar sem necessidade de mudança de câmara, pois é ele que passa a mexer a cabeça.
A terceira idade não foi esquecida, prevendo-se a curto prazo o lançamento no mercado dispositivos de comando do televisor e dos computadores que permitem tornar todo o acesso mais fácil.
A captação do som para SHV foi outro dos temas apresentados, pois um sistema com 22.2 é deveras complicado, em especial no acto de captação. Vamos dedicar a este tema, noutra ocasião, o nosso ponto de vista sobre o mesmo.
Um título para a parte de exposição poderia ser:
"O Circo Vai Começar"
Repare no estado em que está toda a zona de exposição, que corresponde a 12 espaços diferentes, na véspera do arranque.
Na próxima crónica apresentamos o mesmo espaço, mas já com cara lavada e pronta para o "Show".