AVID
Fomos assistir à Conferência de Imprensa da Avid tendo sido o tema central da mesma as aplicações baseadas na Cloud e nos respectivos serviços.
Para Louis Hernandez (CEO da empresa), a flexibilidade e agilidade da Cloud tornou-se algo de grande importância para a indústria, para a comunidade e também para a Avid, afirmando:
“Passar os workflows para a Cloud significa tornar possível o repensar no modelo de negócio o qual se fará a uma taxa na qual as organizações se vão sentir confortáveis”
A Avid na Cloud
A parceria estabelecida entre a Avid e a Microsoft na utilização da plataforma de soluções e serviços Media Central vem tornar possível a necessária integração de todos os segmentos envolvidos na produção. A utilização de soluções IMAN e iNews totalmente em Cloud está a levar a empresa a transferir até finais de 2018 todo o seu portfólio para a nuvem.
A Avid anunciou que o seu software do Media Composer First pode ser acedido por qualquer utilizador, passando a ser porta de entrada de acesso à plataforma para novos usuários, mesmo os que não trabalham estritamente no mundo profissional.
Demonstração no stand Avid
Dentro da filosofia de actuação da Avid houve uma transformação profunda, pois de acordo com as novas linhas orientadoras, como vimos anteriormente, a empresa deixou de estar virada para si própria, abrindo-se recentemente, ou seja, há quatro anos, a todo o tipo de parcerias com empresas que no passado não passavam de ferozes concorrentes. Os resultados têm sido excelentes
BLACKMAGIC DESIGN
A Blackmagic, empresa australiana, continua a expandir o seu negócio através de aquisições sucessivas de grandes marcas, o que confere à mesma uma responsabilidade acrescida perante um mercado em busca de referências, como aconteceu com a prestigiada marca de estúdios virtuais Ultimatte, adquirida em Outubro do ano passado.
Nesta edição da NAB a marca apresentou algumas novidades interessantes, com especial destaque para o update do DaVinci Resolve que passou a disponibilizar a versão 14, de um novo ATEM Television Studio Pro HD (mesa de mistura), suporte Bluetooth para a câmara URSA Mini Pro, o que permite o comando remoto da câmara através de um iPad, assim como a disponibilização de 10 línguas no sistema Vídeo Assist, sendo o Português uma das contempladas.
DaVince Resolve 14
Contudo, há ainda a acrescentar a inclusão de vários dispositivos de leitura no Video Assist 4K, ou seja, osciloscópio, vectorscópio, RGB, e histograma, assim como um novo UltraStudio HD Mini para Thunderbolt 3, a solução ideal na captura e reprodução quando se pretende arquivo, monição de edição, streaming e gráficos para transmissões ao vivo.
Stand Blackmagic
Há ainda a considerar o update do duplicador 4K H.264 e um novo abaixamento substancial no preço do Ultimatte 11, o qual passou de 24.000U$D para 9.995U$D.
BRAINSTORM
A empresa espanhola Brainstorm anda neste mudo da Televisão virtual há muitos anos, sendo uma das primeiras a apresentar soluções que iam muito para além do cenário com um fundo azul ou verde no qual eram inseridas fotografias ou imagens móveis, contudo, tanto a câmara que fazia a captação em estúdio como a que fornecia imagens a inserir na chamada cor de estampagem (fundo) não podiam fazer qualquer tipo de movimento, tanto mecânico (travelling, elevação, panorâmica) ou óptico/electrónico como zoom.
Na NAB deste ano apresentou novos produtos, soluções e serviços dos quais destacamos o Virtual Set “Infinity Set”, Aston, Branding, Virtual Reality e Virtual Augmented, Grafismo e soluções para Playout.
O Infinity Set é um dos mais evoluídos e completos estúdios virtuais, o qual tem a capacidade de responder a qualquer necessidade, entrando na sua constituição uma ferramenta completa de grafismo 3D, podendo este ser usado em tempo real, podendo adicionar-se a prestação do Aston 3D ou de outro equipamento de terceiros.
Set Brainstorm
Para dar uma liberdade total de movimento, o sistema foi apetrechado com o chamado TrackFree, elevando a técnica dos estúdios virtuais a um patamar superior quando se fala em liberdade de acção.
A tudo isto há que juntar o Video Transporter e o Apresentador 3D, os quais conferem mais realismo à cenografia virtual.
Há ainda a considerar a revolucionária prestação HandTracking a partir da qual é possível ao apresentador que está inserido no cenário virtual o disparo de elementos gráficos e animações através de um simples comando de mão.
Com o FreeWalk o apresentador pode mover a câmara que o está a captar nas várias direcções como se se tratasse mesmo de um Operador de Câmara.
CARL ZEISS
Quando se fala em objectivas, tanto para Cinema como Televisão, em que o lema é a qualidade, a marca alemã Zeiss faz parte do pelotão da frente.
Nesta edição NAB foi apresentada a 3ª geração de uma nova família de objectivas prime apelidada de CP-3, ou seja, Compact Prime-3. Esta gama incluí 10 objectivas a saber: 15,18, 21, 25, 28, 35, 50, 85, 100 e 135mm.
Esta família é a ideal para os Realizadores que pretendem incluir efeitos especiais nas suas produções, pois a mesma na versão XD (eXtended Data) oferece a possibilidade de recurso ao standard Cooke/i graças à tecnologia empregue baseada em metadados.
Uma outra grande vantagem desta família reside no facto de, perante a actual tendência do aumento das dimensões dos novos sensores de imagem, fazerem a cobertura dos chamados sensores full-frame.
A arte nas objectivas
Como curiosidade, a Zeiss contratou um artista plástico que durante o período de exposição maravilhou os visitantes com as pinturas que fez em toda a gama de objectivas da marca.