Por iniciativa conjunta da ASC (American Society of Cinematographers), da PGA (Producers Guild of América) e da RE (Revelations Entertaiment), organismo que inspirou o projecto, foram apresentados no grande Auditório da RAI, os resultados dos testes realizados em Abril último, nos EUA, nos quais foram colocadas, lado-a-lado, sete câmaras digitais e uma câmara de 35 mm.
Alguns dos resultados receberam da assistência algum desagrado, denotando tentativa de “manipulação” de resultados como, por exemplo, o que levou a que a iluminação utilizada, comum a todas as câmaras, dado que as filmagens foram simultâneas, tivesse seguido o padrão da película usada na câmara de 35mm?
No final do debate destes resultados, foi a vez da BSC (British Society of Cinematographers) apresentar os resultados de um trabalho de avaliação do mesmo tipo levado a cabo em Inglaterra.
Este tema terá direito a um desenvolvimento no nosso site, face à importância que o mesmo apresenta para toda a indústria cinematográfica mundial, apresentando-se, então, todo o processo de captação, registo e avaliação final.
Todos os anos, durante a IBC, a Organização faz questão de destacar o que de melhor se fez durante o ano anterior, a nível mundial, no que respeita a Distribuição (Delivery), Gestão (Management) e Criação (Creaction), havendo o prémio dos prémios, apelidado de “Grande Prémio”.
A presente edição atribuiu à Arab States Broadcasting Union (ASBU) o prémio para o melhor sistema de distribuição, desenvolvido pela empresa Newtec, o qual foi baptizado com o nome MENOS (Multimédia Exchange Network Over Satellite), sendo o mesmo usado na rede Arabsat na troca de conteúdos entre os 28 membros da região do Médio Oriente.
A troca é feita com recurso a ficheiros IP, funcionando na base do armazenamento/envio através do HUB MENOS.
O prémio “creation” foi para a ESPN, sendo este devido a um sistema desenvolvido com base na realidade aumentada, o qual permite colocar os comentadores desportivos dentro do rectângulo onde se está a desenrolar, por exemplo, um jogo de futebol.
O prémio de gestão de conteúdos ( content management)foi para a televisão pública belga, a RTBF, graças ao seu projecto “Numprod”.
A ASBU ganhou também o Grande Prémio IBC 2009.
A presença portuguesa na parte de exposição fez-se notar com o bem enquadrado “stand” da wtvision, empresa especializada, a nível mundial, em software de inserção de textos para televisão, em geral, e estatísticas para o desporto, entre outras.
No “stand” da Miranda voltou, após a sua presença na NAB 2009, em Las Vegas, a estar presente “As Sete Maravilhas de Barcelos em 3D”, de Marco Neiva, sendo este documentário usado na ilustração da capacidade do sistema “multiview” Kaleido-Modular.
O Kaleido apresenta três entradas a 3Gbps/HD/SD, já concebidas para o 3D, e duas saídas multivisão.
Cada módulo “multiview” pode ser configurado para fornecer na saída “quad-split” duplo ou uma saída simples, a qual pode apresentar até oito imagens.