Realizou-se no passado dia 24 de Novembro no Auditório da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), em Lisboa, a edição 2009 da Conferência:
“A INVASÃO DO 3D”
O período matinal foi dedicado ao “Novo Workflow da Televisão”, ou seja, aos novos equipamentos, filosofias de trabalho e gramática a ser usada no elaboração de um produto audiovisual com a característica 3D, cujo meio de passagem é o da Televisão, dando-se ênfase às várias plataformas possíveis como, a Internet, a Televisão Móvel e mesmo o Cinema.
Esta palestra esteve a cargo de Carlos Alberto Henriques, elemento pertencente ao Organismo promotor do Evento, a Colorize Media Learning, tendo sido antecedido com um brilhante “Key Note” do Director de Informação da RTP, José Alberto Carvalho.
Após um curto intervalo para um “coffe break” servido como só “O Forno da Cidade” sabe fazer, durante o qual os participantes puderam contactar com equipamento 3D, numa mini-exposição da responsabilidade da Amperel, Pantalha, ICTVR, Biodroid, ASUS e Hypercube, para além da participação da prestigiada revista Produção Profissional, seguiu-se um debate sobre o tema tratado.
A moderação do painel foi da responsabilidade do consagrado profissional da Rádio e da Televisão, Nunes Forte, contando a mesma com a participação de Alexandre Honrado (Escritor e Guionista), Carlos Alberto Henriques (Colorize) e Filipe Alves da empresa Kontentor Films (responsável pelo primeiro anúncio 3D, a nível mundial, para a marca Super Bock).
No período da tarde deu-se numa primeira palestra o palco ao Cinema estereoscópico, sendo o belga Kommer Kleijn (Director de Fotografia) o responsável pela soberba apresentação feita sobre o tema “O Novo Workflow do Cinema 3D”.
Seguiu-se um debate, moderado por Carlos Alberto Henriques, com a presença de António da Cunha Telles (responsável pela introdução do cinema 3D em película em Portugal), Tony Costa (Prof. e Director de Fotografia), João Nunes (Guionista), Kommer Kleijn (Director de Fotografia) e Pedro Ribeiro (Editor).
Para a terceira palestra deu-se a vez à “Realidade Aumentada”, cuja apresentação esteve a cargo de Paulo Moreira (ICTVR), a que se seguiu a quarta e última palestra sendo esta da responsabilidade de Ricardo Flores (Biodroid) sobre o tema “Jogos Estereoscópicos”.
Estas duas palestras deram origem ao último debate do dia, superiormente conduzido pelo “expert” em temas tecnológicos Vasco Trigo (RTP), nomeadamente com o Programa 2002, mais tarde 2010 e agora também com o “mobil RTP”, sendo o mesmo constituído por Marco Neiva (Hypercube), André Gonçalves (ASUS), Paulo Moreira (ICTVR), Ricardo Flores (Biodroid) e Rui Parreira (Revista SMASH).
No final de cada debate houve envolvimento activo dos participantes na Conferência, manifestando-se estes favoravelmente ao conteúdo e andamento dos trabalhos ao longo do dia.
Esta Conferência só foi possível graças à parceria feita com a Escola Superior de Comunicação Social, aos patrocínios da RTP, ICTVR, Forno da Cidade, Videovisão, XpanD, Sony e o apoio da Pantalha, Amperel, Duvideo, Rec-Play.com, STAFF, Cantar de Galo e DEC.IMAGEM, para além da divulgação da Produção Profissional e da Stereoscopy News.
Face ao sucesso alcançado só nos resta repetir o Evento em Outubro de 2010.
Tudo sobre o evento em www.ainvasaodo3d.com.
GALERIA DE IMAGENS (CLIQUE AQUI)