Numa organização conjunta de Marco Neiva, jovem nortenho entusiasta do 3D e o Rotary Clube de Barcelos, realizou-se, no passado dia 27 de Fevereiro, pelas 21H30, na Biblioteca Municipal de Barcelos, uma apresentação dos benefícios do uso das novas tecnologias e das imagens tridimensionais ao serviço da divulgação das capacidades e maravilhas das nossas terras, estando em destaque a promoção de Barcelos.
A sessão dividiu-se em três partes, apresentando-se na primeira o filme “Viagem às maravilhas de Barcelos 3D”, na segunda uma mini-conferência sobre a história da imagem rumo ao 3D e na terceira uma visita aérea virtual sobre a cidade, recorrendo-se, aqui, à aplicação Google Earth e à plataforma desenvolvida pelos técnicos do Município de Barcelos.
VIAGEM ÀS MARAVILHAS DE BARCELOS
Filme em 3D, realizado por Marco Neiva, com a ajuda de elementos pertencentes ao Grupo de Escuteiros local, no qual se faz uma visita guiada a 14 monumentos de Barcelos a concurso para a escolha das 7 maravilhas do Concelho.
Este trabalho marca o arranque, em Portugal, da realização de um filme em 3D com recurso às novas tecnologias, tendo sido o equipamento de captação cedido pela empresa Emílio de Azevedo Campos (Sony).
MINI-CONFERÊNCIA
Da responsabilidade de Carlos Alberto Henriques, foi feito o historial do desenvolvimento da imagem, desde o aparecimento da fotografia a preto-e-branco até aos dias de hoje, rumo às imagens 3D em Televisão e Cinema.
Foi dado um grande destaque à importância da formação profissional dos elementos envolvidos na produção e realização dos filmes, tanto no campo técnico como conceptual, pois as imagens estereoscópicas proporcionam um manancial de informação, de longe superior às tradicionais 2D, cujo tratamento carece de uma gramática e procedimentos diferentes do tradicional.
VISITA ÁEREA A BARCELOS EM 3D
Como último ponto foi dado destaque ao trabalho desenvolvido por dois técnicos da Câmara Municipal de Barcelos, respectivamente Eng. Miguel Pereira e Eng. Pedro Pereira, denominado por “Barcelos Nos Seus Dedos”.
Com recurso ao Google Earth escolhe-se o local a visitar, o qual, através do servidor instalado nos serviços municipais permite uma busca a três dimensões, assim como dados estatísticos e demais informações interessantes a quem visita o Concelho.
No final desta apresentação o Dr. Félix Falcão Araújo, Vereador municipal teceu palavras de júbilo pelo trabalho realizado, tanto por Marco Neiva como pelos engenheiros municipais, pondo em destaque a capacidade nacional para o desenvolvimento de materiais úteis à sociedade civil, baseado em recursos próprios.
A sessão terminou com os agradecimentos do Organismo promotor, o Rotary Clube de Barcelos, na pessoa do seu Presidente, Dr. Miguel Marote Henriques, tanto pela qualidade dos trabalhos apresentados como pelo pioneirismo a que o Concelho fica ligado.
E esta afirmação é nossa:
“Barcelos, com este evento, dá o pontapé de partida às produções audiovisuais em 3D, entrando, deste modo, na História portuguesa da cinematografia fantástica”.