2016-04-28
Texto: Carlos A Henriques
Morreu no passado dia 11 de novembro Bill Vinten, aquele que pelo facto de ter sido Operador de Câmara, antes de se dedicar à gestão e desenvolvimento da empresa Vinten, fundada pelo seu pai, entendeu melhor do que ninguém as reais necessidades de um bom suporte de câmara para uma captação de imagem considerada ideal.
A associação da marca Vinten à actividade cinematográfica e televisiva é enorme, em especial para as gerações de profissionais dos últimos 65 anos. Contudo, o nome Vinten está no mercado audiovisual desde 1910, então como fabricante de projetores de cinema a cores e numa fase mais avançada de câmaras para Cinema, sendo o mentor da mesma o inconformado William Vinten (1880-1937), pai de Bill Vinten, o qual com apenas treze anos de idade montou o seu primeiro negócio, o de reparação de bicicletas, encontrando nos amigos de recreio os clientes mais exigentes.
Com a entrada na empresa dos filhos de William, respectivamente Maise e Charles, em 1927, a que se seguiu a da filha Pip e do filho mais novo Bill, tendo este último garantido a direção de inovação até meados de 1980, a empresa deu, então, um reviravolta completa, rumo a um sucesso que a fez chegar aos dias de hoje.
Em 1952 Bill Vinten assume funções na administração da empresa, contudo, a sua relação com o irmão Charles não era a mais recomendável, pelo que foi decidido que a gestão ficaria na dependência de Charles enquanto Bill ficaria como responsável de desenvolvimento da gama de equipamentos para Cinema e Televisão.
Tal decisão libertou Bill de outros afazeres tendo tido como resultado imediato a versão II do Pathfinder, dedicado à atividade televisiva, assim como uma dolly motorizada, esta a pedido da BBC, a que a Vinten respondeu de imediato com a primeira dolly especificamente concebida para Televisão, a promissora Vinten Motorised, na qual tanto o Operador como a câmara eram transportados numa estrutura móvel em todas as direções e sentidos, assim como elevações e abaixamentos, capacitando, deste modo, a equipa de produção/realização da captura de planos só vistos até então no Cinema, sendo o comando da estrutura assegurado por um outro Operador equivalente ao tradicional maquinista.
O seu nome ficará para sempre ligado ao Grande Prémio Bill Vinten atribuído pela GTC (The Guild of Television Cameramen), atribuído anualmente aqueles que pelo seu trabalho prestigiam a profissão “Cameraman”.